HISTÓRIA

Associação Comunitária Monte Azul
          A Associação Monte Azul, fundada em janeiro de 1979 pela iniciativa da pedagoga alemã Ute Craemer, tem como missão estimular a comunidade a se tornar auto-sustentável por meio de atividades sócio-culturais. Tem como princípio a idéia de que o homem deve ser pleno e consciente das suas ações, protagonista da sua história, refletindo e transformando a sua realidade através do intercâmbio entre pessoas e experiências.
Localizada na zona sul de São Paulo, a Associação possui hoje três núcleos: Jardim Monte Azul, Peinha e Jardim Horizonte Azul. Atua na área da saúde, cultural, educação, meio ambiente, desenvolvendo atividades pedagógicas, artísticas, sociais e profissionalizantes.



Centro Cultural Monte Azul
No ano de 1991, foi inaugurado o anfiteatro da Associação Comunitária Monte Azul, conhecido na região como Centro Cultural Monte Azul, o espaço que conta com cerca 150 lugares, é um dos principais pólos de irradiação cultural da periferia da Zona Sul de São Paulo, e por muitos anos foi o único da região com estrutura cênica e com grande abertura à propostas de artistas que ali se propunham a se apresentar e mostrar suas práticas e resultados cênicos.
Desde do inicio a proposta foi estimular habilidades técnicas e artísticas que possibilitem a crianças, jovens e adultos a expressão de seus sentimentos, praticando o respeito à diversidade, a capacidade de apreciação e a consciência do mundo global.


A partir do ano de 1992, com impulso e organização do grupo de Teatro Monte Azul – TEMA, iniciou-se as mostras anuais de teatro, que consagrou o espaço nas artes cênicas trazendo importantes grupos de São Paulo e do Brasil para a região periférica da cidade, como o Grupo Tapa, Teatro Oficina, Folias, Vento Forte, Parlapatões, Brava Cia, XPTO, entre outros. 
E com o crescimento gradual das mostras teatrais, em 1998 o espaço passou a promover também mostras anuais de dança, onde já se apresentaram grupos como Cia Soma, Cia Sansacroma, Cia de Danças de Diadema, Balagandaça Cia,  J.Gar.Cia, Ivaldo Bertazzo, Cia P.U.L.T.S entre outros.


Assim, o incentivo as artes cênicas tornou-se um dos focos do Centro Cultural Monte Azul, e importantes ações relacionadas a formação de crianças e jovens passaram a ser desenvolvidas no espaço.


E, além das mostras, são realizadas programações culturais mensais, onde as artes cênicas, a música e as artes visuais são trazidas ao público de maneira ampla e diversificada. A Associação Comunitária Monte Azul trata a cultura como um alimento da alma, que vem da raiz, por isso leva a sério o poder da arte no sentido de promover encontros e reencontros, resgatar e renovar a autoestima, valorizar os tesouros culturais individuais e dos povos e de possibilitar a consciência de si mesmo e do outros.


alguns cartazes de mostras de teatro realizadas:


alguns cartazes de mostras de dança realizadas: